quinta-feira, 31 de maio de 2012

Livro Passeado...Passeando Pelas Décadas

A pedagogia de projetos de aprendizagem motiva a criança a explorar e a investigar as coisas que ela gosta de fazer e que gostaria de aprender, assim atribui ao educador a responsabilidade de encontrar maneiras de, a partir desses interesses, tornar a atividade do aluno útil no desenvolvimento das competências básicas necessárias para que ela se torne capaz de sonhar seus próprios sonhos e transformá-los em realidade, procurando, assim, evitar que a criança seja obrigada a deixar de lado seus interesses, sua imaginação e sua criatividade ao entrar na escola.
À Sala de Leitura cabe dar continuidade às ações desenvolvidas na sala de aula. Essa ,assim como aquela, tem como “ponto de partida” um Projeto Político Pedagógico, muito mais amplo que conteúdos e objetivos. De forma complementar e cooperativa sempre em articulação com a unidade escolar, a Sala de Leitura representa um espaço pedagógico e cultural, demandado pela comunidade proporcionando mais acesso à informação.
Durante esse ano, trabalharemos bimestralmente com a pedagogia dos projetos.
O Livro Passeador faz parte desta nossa Pedagogia de Projetos. (bytroia)




Escola Municipal Professor Jorge Gonçalves Farinha

Diretor: Marcos Renovato 

Diretora Adjunta: Alzira Barros

Coordenadora Pedagógica: Kelly Liane

Professora da Sala de Leitura: Maria Helena Lima S.



A Capa de Livro começa assim...No final do projeto o boneco que compõe a capa estará vestido a caráter da época de 40.


Justificativa:

O número relativo de alunos que evadiram de nossa unidade escolar, e os poucos que tiveram conceito I, nos inquietou, levando-nos a questionar nossas práticas e a rever nosso papel social na escola. Levando em conta o já citado, constatou-se que uma das causas que mais contribuem era a dificuldade de leitura entre os alunos. A unanimidade dos colegas em relação a isso nos deu fôlego e impulso para elaborar este projeto do "Livro Passeador" que é parte integrante do nosso Projeto Poliítico Pedagógico, já que tal situação não poderia continuar a existir. A ausência de uma  estratégia com a participação de todo o alunado, ou mesmo de atividades, de leitura direcionadas, em detrimento de aulas de da Sala de Leitura, e assim deixar a aula mais produtiva e auxiliar as outras matérias que os alunos possuam. Este ano faremos uma viagem pelas décadas do século passado enfocando atrajetória do nosso Patrono Professor Jorge Gonçalves Farinha da década de 40 até o ano de 2012 da década 10 do século XXI.

Objetivos:
  • Desenvolver o hábito pela leitura;
  • Instigar a curiosidade;
  • Ampliar a Imaginação;
  • Analisar as diferentes Propostas musicais durante as décadas;
  • Reconhecer a importância da Música na Educação e Cultura de um país.


Coordenadora Kelly Liane idealizadora em da ideia
e Helena Professora da Sala de Leitura a quem põe em prática. 






















































 Trabalho apenas com a pintura de lápis de cor antes das decorações.
  Todas as turmas de todas as séries realizam este Projeto do Livro Passeador do 1º ao 5º ano.
 Os alunos que terminam as tarefas do Livro Passeador entram no mundo da leitura.
 A aluna espera os colegas de sala terminarem sua tarefa com uma leitura pra lá de divertida.
 Capricho e concentração.
 Damos a cada trabalho uma cor exclusiva.
 Cada aluno merece atenção especial quando ocorre alguma dúvida.
Os alunos que acabam de Realizar seu trabalho no Livro Passeador 
fazem outra atividade como a leitura de um bom livro.

Alegria e satisfação de um trabalho realizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós.