sexta-feira, 29 de junho de 2012

Empréstimos de Livros

Empréstimo de Livros

Projeto da Sala de Leitura:  

Dois bons motivos para se ler...entre tantos outros.

Introdução
 Dois bons motivos para se ler...entre tantos outros, pois ler é desvendar o mundo e seus mistérios, sentir prazer,superar dificuldades, é melhorar sua própria vida, ler para aprender a escrever e vivenciar novas experiências
O senso crítico é desenvolvido no aluno que lê além de melhorar o modo de como ele escreve. Nós devemos demonstrar para nossos alunos que a leitura é algo natural, fácil e prazeroso, como algo que não exige esforço nem envolve dificuldades.
Extrapolar as paredes da sala de aula e o desenvolvimento sistemático da sua escolarização são situações que a leitura promove.
No que diz respeito à leitura, ela é vista como aquisição de competências, disposições e crenças relacionadas a usos escolares da escrita. E sendo a família dos alunos pouco dotadas de conhecimento, não podendo, assim, elas mesmas transmiti-lo a seus membros, elas são as maiores incentivadoras da leitura feita através da escola, pois concordam que a aprendizagem se inicia com ela.
Os pais dos nossos alunos, na sua grande maioria, possuem nível muito baixo de instrução. Eles vêm de ambientes onde não existe a prática de leitura, portanto, esse hábito está longe de suas realidades. Mas, nota-se uma forte mobilização familiar, no sentido de assegurar a seus filhos condições para o desenvolvimento de uma escolarização bem sucedida.
O ideal para o educando seria que seus pais lessem jornais, revistas, livros, para dar a esses atos um aspecto natural, pois, assim, sua identidade social poderia se construir notadamente através deles. Mas sabemos que essa prática não é difundida nos lares dos nossos alunos.

JUSTIFICATIVA

A Escola Municipal Professor Jorge Gonçalves Farinha atende alunos, desde o E.I ao 5º ano do Ensino Fundamental
A escola dispõe de um acervo razoavel de livros de literatura infantil na sua biblioteca. O empréstimo de livros sempre ocorreu na escola. O Projeto de empréstimo de livros é direcionado a todos os alunos da escola e organizado da seguinte forma: todos os livros são catalogados no livro tombo, desta forma, não há preocupação de controle de empréstimo. O aluno faz o empréstimo de livros por semana, tendo o prazo de 1 semana para devolve-lo, caso se estenda na leitura ela procura a Professora Regente da Sala de Leiturae solicita um prazo maior para terminar sua leitura. Caso o aluno termine de ler seu livro antes do prazo esstipulado, ele pode fazer novo empréstimo. Os empréstimos são relatados em um caderno de empréstimos com a data, número de registro no livro tombo, título do livro, leitor(aluno)/turma, data do empréstimo e dedata da devolução do mesmo.
Todo início do ano será feito uma divulgação do através de cartazes espalhados pela escola de livros que possímos na biblioteca “Dois bons motivos para se ler...entre tantos outros.”, estimulando e motivando os alunos o gosto pela leitura. Ler é brincar, é viajar pela imaginação sem sair de nenhum lugar ou indo a todos os lugares, ler é devaneio, é amor, é nostalgia, ler é sonhar, sonhar acordado e, até sonhar dormindo com as histórias que leio acordado…
Este projeto, visa também buscar a co-responsabilidade da família, na medida em que, em casa, os pais, mesmo aqueles que não tem acesso ao letramento, pode incentivar os filhos à responsabilidade pelo zelo do livro e incentivo à leitura. Além de subsídio que pretende possibilitar aos alunos a superação das suas dificuldades de domínio na leitura.
Ao inserir o 1º ano de alfabetização neste contexto, espera-se que a criança, ainda que não tenha o domínio da leitura, possa contextualizar a língua escrita, através de seus usos, mesmo que representada simbolicamente através de desenhos, dando-lhe oportunidades de oferecer os mais variados tipos de leituras.
A Escola desta forma está contribuindo para que a criança evolua intelectualmente e está formando de forma sistemática um cidadão mais crítico e criativo, possibilitando condições igualitárias de democratização do pleno direito de escolarização e cidadania.

OBJETIVO GERAL
  • Promover o acesso sistemático a uma grande variedade de títulos, desenvolvendo nos educandos a competência leitora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Despertar e incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade;
  • Formar novos leitores, desenvolvendo atividades que buscam o gosto pela Leitura;
  • Desenvolver a capacidade de refletir e posicionar-se sobre o livro lido;
  • Estimular a produção textual;
  • Oferecer livros dissociados da obrigatoriedade e ou castigo;
  • Integrar os pais, alunos e comunidade escolar no processo de valorização da leitura.
  • Facilitar  o acesso do aluno aos diferentes tipos de textos.
  • Aproximar o aluno do universo escrito para que  possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
  • Enriquecer o vocabulário.
  • Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
  • Compreender a intenção, o ponto de vista de quem está no processo da leitura e escrita fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
  • Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
  •  Trabalhar a leitura  com diferentes objetivos: busca de informação,  de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
  •  Contribuir para formação de  leitores  autônomos e competentes.
  •  Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar  opiniões, confrontar...
DESENVOLVIMENTO

A metodologia que pretendemos adotar será através da análise da obra literária, seguindo os seguintes passos:
  • estrutura da obra: resumo, personagens, local, época, estilo;
  • identificando o livro: título, autor, ilustrador, editora, edição, biografia do autor (a),(como atividade de pesquisa);
  • e, por último, a conclusão que é a opinião do aluno-leitor sobre o livro.Para isso, vai ser utilizada uma ficha literária, onde nela constarão os dados da análise da obra, pois desta forma, pode-se verificar se o aluno lê o livro, bem como avaliar sua aprendizagem.Este projeto visa atender os alunos do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental.Os recursos materiais utilizados serão os livros e os recursos humanos, os alunos, pais e comunidade escolar. Será feito um trabalho de sensibilização com os alunos, para que os mesmos tenham zelo com uso dos livros.
    Os empréstimos dos livros serão feitos semanalmente, durante todo ano letivo.
    Os livros que serão disponibilizados aos alunos, incentivando-os à prática da leitura serão exclusivamente os de literatura infantil, visando à formação do “pequeno leitor”, oportunizando-os ao vasto universo de livros de literatura infantil disponíveis em nossa escola.
    Os pais serão informados através de uma carta dos motivos pelos quais os seus filhos estão levando os livros, para que os mesmos incentivem-os à leitura, bem como ao zelo pelo material em aquisição.
    Os alunos levarão os livros em uma pasta ou bolsa com o título: “Dois bons motivos para se ler...entre tantos outros.”e assim evitar danos nos mesmos.
    Pretende-se ao longo do processo deste projeto, uma missão ambiciosa, que será a edição de um livro confeccionado por todos os alunos inseridos neste projeto.
    Sacolas para empréstimos de livros do Projeto.

    AVALIAÇÃO

    A avaliação dar-se-á através de:
    • releituras em sala de aula;
    • acompanhamento da ficha literária, diário do leitor;
    • interpretações de textos;
    • produções de textos;
    • melhora no desenvolvimento escolar do aluno;
    • análise da obra literária;
    • participação e mais interesse dos alunos pelas atividades de leitura, produção de textos e de literatura infantil;
      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
    ALVES, Rubem Azevedo. Estórias de quem gosta de ensinar. 17ª ed. – São Paulo. Cortez, 1994.
    FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 41ª ed. São Paulo, Cortez, 2001.
    HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 37ª ed. Porto alegre: Mediação, 2006.


Fotos abaixo, do crescente número de empréstimos de livros que vem ocorrendo mês a mês.





























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