quarta-feira, 13 de junho de 2012

Projeto Trilhas


Projeto: Trilhas 
está na 
Escola Municipal Professor Jorge Gonçalves Farinha

Implantamos em Junho de 2012 este projeto que foi lançado em 2009, e voltado para a Educação Infantil e tem como objetivo principal desenvolver em crianças de 4 a 6 anos as competências e habilidades da leitura e da escrita.

A iniciativa, realizada em parceria com a Comunidade Educativa – CEDAC -, sob a supervisão de Ana Teberosky, especialista internacional em psicologia da aprendizagem da leitura e da escrita, atende escolas públicas municipais, para as quais são enviados materiais elaborados para apoiar o trabalho dos professores, no campo da leitura, escrita e oralidade. São eles:

Material com fundamentação teórica: com ele o professor conseguirá compreender melhor as atividades propostas.
Material de orientação para professores e diretores: traz dicas e propostas de atividades para serem realizadas junto às crianças em sala de aula.

Este conjunto de diferentes materiais visa criar oportunidades para que crianças tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita.
Os materiais foram elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho dos professores que atuam com crianças de 4 a 5 anos (6 anos para as redes que ainda não optaram pelo Ensino Fundamental de 9 anos), com o objetivo de inseri-las no universo letrado e desenvolver a competência linguística, tanto oral quanto escrita.
O TRILHAS foi totalmente desenvolvido para ser de uso autônomo dos professores e diretores das pré-escolas.
 As caixas contêm materiais com fundamentação teórica, material de orientação para os diretores, livros de literatura infantil, DVDs e materiais para os professores, com orientações práticas para o desenvolvimento das atividades propostas.


Livros de literatura infantil: usados como referência para as atividades propostas. Estes livros passam a fazer parte do acervo da escola.
DVDs: destacam as premissas e concepções em que o Trilhas está estruturado e alguns títulos do acervo em formato digital, para apoiar o trabalho dos professores com as crianças.

O material foi desenvolvido levando em consideração a diversidade cultural brasileira, as condições socioeconômicas, tamanho e estrutura das redes de ensino, perfil dos professores e diferentes orientações pedagógicas e métodos de ensino. Tudo isso, para oferecer um material adaptado e próximo da realidade de todos.

Para o trabalho dos professores e para a potencialização do Projeto, o Programa distribui livros de literatura e materiais para as escolas e seus alunos participantes. Veja aqui os títulos.




Materiais que compõem o(s) kit(s) do Projeto Trilhas: 
 Este conjunto de materiais está dividido em duas caixas: 
*uma contém materiais didáticos
*outra um acervo literário. 
            A caixa de materiais didáticos é composta de: 
· 1 caixa com o jogo Bichos Malucos 
· 1 caixa com o jogo Passo a Passo 
· 1 caixa com o jogo Nomes Escondidos 
· 1 caixa com o jogo Descubra o invasor 
· 1 caixa com o jogo Contrários 
· 1 caixa com o jogo Rimas 
· 1 caixa com o jogo Que brinquedo é esse 
· 1 caixa com o jogo Agrupando imagens 
· 1 caixa com o jogo  Batalha dos nomes 
· 1 caixa com o jogo Mercado 
· 1 pacote com cartões de imagens de diversas histórias 
· 1 caixa "Trilhas para ler e escrever textos contendo: Caderno do Diretor, Caderno de jogos, 
Caderno de Estudos, Caderno de apresentação, Caderno de Histórias Clássicas, 
Caderno de Histórias com Repetição, Caderno de Histórias com Acumulação, 
Caderno com Histórias de Animais, Caderno com Histórias com Engano 
· 1 caixa "Trilhas para abrir o Apetite Poético contendo: Caderno de Estudos, 
Caderno com Poemas, Caderno com Canções, Caderno com Histórias Rimadas, Caderno com Parlendas.

A caixa do acervo literário é composta dos livros: 
·        A casa Sonolenta, 
·        A Flauta do Tatu, 
·        Arca de Noé, 
·        Boi da Cara Preta, 
·        Brinque Book Canta e Dança, 
·        Bruxa, Bruxa Venha à minha Festa, 
·        Cabrito, Cabriotões, 
·        Contos de Perrault, 
·        Fiz Voar o meu Chapéu, 
·        O Bicho Folharal, O Grande Rabanete, 
·        O rei Bigodeira e sua Banheira, 
·        Os sete Cabritinhos, 
·        Pêssego, pera, ameixa no pomar, 
·        Quer brincar de pique esconde, 
·        Quem canta seus males espanta 1, 
·        Quem canta seus males espanta 2, 
·        Salada, saladinha e parlendas, 
·        Uma girafa e tanto, 
·        Volta ao mundo em 52 histórias.


Na parceria as responsabilidades das partes envolvidas são as seguintes:

 À Empresa Natura compete:
 • Contatar os municípios para convidá-los a participarem do TRILHAS;
• Solicitar aos municípios que o interesse seja formalmente comunicado ao Programa Crer para Ver/ Natura, com o envio de dados necessários;
• Confirmar a participação aos municípios que encaminharem os dados dentro do prazo;
• Distribuir os materiais, até as secretarias de educação do município;
• Levantar dados para acompanhar o impacto do projeto nos municípios.



Ao Município cabe:
• Comprovação de uso em sala pelos professores, escolas e equipe técnica da Secretaria. 
• Responder aos questionários de avaliação.


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