quinta-feira, 7 de junho de 2012

PROJETO: DESPERTANDO A CONSCIENCIA ECOLÓGICA E A SUSTENTABILIDADE DO NOSSO MEIO AMBIENTE.

E/ SUBE/CRE (10.19.059) 
E. M. Prof. Jorge Gonçalves Farinha


PROJETO: DESPERTANDO A CONSCIENCIA ECOLÓGICA E A SUSTENTABILIDADE DO NOSSO MEIO AMBIENTE.
Projeto Idealizado por: 
Kelly Liane (Coordenadora Pedagógica) 

Helena Lima da Silva (Professora da Sala de Leiura)
Com a participação de toda Equipe Escolar.


INTRODUÇÃO

De acordo com o nosso Projeto Político Pedagógico" Respeitando o outro para transformar o mundo",acreditamos que a escola é um espaço favorável para multiplicação de idéias e atitudes capazes de mudar a realidade visando um futuro mais agradável, respeitando os anseios e direitos dos indivíduos para o bem da coletividade. Debruçados sobre o conceito de sustentabilidade, nossos alunos e professores buscam no dia-a-dia de sala de aula discutir questões ligadas ao tema, de maneira reflexiva e concreta. Para tal abordagem, usamos diversos recursos pedagógicos. Acreditando que o desenvolvimento integral do aluno deve privilegiar a formação de um cidadão crítico, responsável, capaz de argumentar e tomar decisões buscando transformações significativas no meio ambiente em que vive usando a sustentabilidade como meio destas mudanças, o projeto E. M. Prof. Jorge Gonçalves Farinha tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade. Abordar o princípio de sustentabilidade ambiental associando-o às nossas atitudes cotidianas. Melhor dizendo, com nossos hábitos de consumo/ estilos de vida, identificando que a durabilidade do planeta é dependente de nossas escolhas.

 Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação. 

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente e da Sustentabilidade é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global, possuindo um desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.



OBJETIVOS

- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da Sustentabilidade e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem,e como o homem está inserido neste meio;
-Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
-Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
-Desenvolver a oralidade, a socialização;
-Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
 (Caixa de Livros de Sustentabilidade)
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
- Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra¬das no meio em que vive.
- Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.


PÚBLICO ALVO

Este projeto é destinado ao grupo discente, docente, alunos, do EI ao 5º ano e moradores de toda comunidade escolar.


METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo.




SUGESTÕES DE ATIVIDADES EM:

MATEMÁTICA
- Utilizando latas de refrigerantes, garrafas e embalagens vazias, o professor pode trabalhar:
-conjuntos: agrupando por tipos de Embalagens, tamanhos, cores, formato.
 -números cardinais e ordinais.
 -Adição e subtração:
-situações-problemas envolvendo embalagens de supermercado trabalhando o Sistema monetário;
 -adição, subtração e multiplicaçã:
-situações-problemas envolvendo preços de produtos de supermercados e gráfico de consumo de refrigerantes vendidos na cantina;

PORTUGUÊS
-Trabalhar, utilizando as letras iniciais, vogais e consoantes, separação de sílabas das marcas das embalagens trazidas pelos alunos: lambe, Danone, Nestlé, Falta etc.
-Formar frases afirmativas, negativas, interrogativas utilizando nomes de produtos.
 -Em grupos, apresentar propagandas sobre determinado produto.
-Produzir textos, peças teatrais e murais sobre a reciclagem e Meio Ambiente.
 -Os alunos confeccionam crachás, tipo “Monitores do Meio Ambiente” e usam durante o projeto, ajudando na preservação do Meio Ambiente.
 -Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma Garrafa Pet”, contando os caminhos percorridos por ela.

- “Apresentação de Jornal Falado”: utilizando reportagens de jornais e revistas.

-Produzir textos poéticos sobre o Meio Ambiente.

CIÊNCIAS
-Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas residências.
 -Pesquisar os processos da reciclagem.
 -Assistir a vídeos sobre a preservação da natureza.
-Pesquisar sobre o tempo de decomposição gasto para cada tipo de material.
-Conhecer os cuidados que se devem Ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo Mal-acondicionado.
-Pesquisar a poluição dos rios da cidade por fábricas e lixo jogado pela população.

HISTÓRIA
-Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população das cidades com o acúmulo do lixo nas cidades.

-Montar maquetes sobre o tema.
-Discutir os problemas criados com aterros sanitários, contaminações e polui¬ção das águas.
-Fazer o relatório.

GEOGRAFIA
-Debater o que fazer para que nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais limpos.
-Discutir a responsabilidade da poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Organizar um passeio na área externa da escola, onde certamente houver árvores e arbustos. O objetivo pode ser o estudo de plantas, e para isso orientar os alunos para que não se torne um simples passeio.
Sugiro o seguinte roteiro, mas o professor modificará de acordo com as possibilidades do lugar a ser observado.
As turmas poderão realizar atividades semelhantes e que depois serão diversificadas:
-observar plantas e colher sementes sem depredar a vegetação;
-observar as folhas, recolher algumas pelo solo e colher outras diretamente das plantas, sendo orientadas pelo professor como se faz isso, apenas uma ou duas, sem danificar os galhos.
-observar nas árvores, os troncos, os lhos, flores e frutos.
-indagar: serão nativas? Foram plantadas?
-observar o solo em que nasceram;
-na vizinhança há algum córrego?
-que tipo de vegetação margens?


O professor deve estar atento para estimular as observações e intervir, quando necessário, no comportamento de alunos, para não agredir a natureza. O professor deve aproveitar a oportunidade, chamando a atenção para a beleza da paisagem, o frescor sob as árvores, a variedade do verde, a diversidade da vegetação. Em geral, o aluno não tem o hábito de observar, e os mínimos aspectos da natureza merecem admiração. A beleza atrai a criança.Nos seus cadernos, os alunos poderão desenhar plantas, sementes, flores, trechos da paisagem, ou algum pequeno animal encontrado e assim aprofundar suas descobertas.

Examinar as sementes colhidas:
Forma, cor, consistência, tamanho e comparar as várias sementes, notando-lhes as diferenças. O que fazer com as sementes? Alguma criança pode sugerir plantá-las e isso será motivo para o plantio, em latinhas ou vasinhos.

Observar as folhas colhidas: cor, tamanho, variedade de formas, verificando o arranjo variado das folhas nas hastes. Levar a criança a observar os dois lados da folha, se é da mesma cor. Observar a cor do lado de cima e a do lado de baixo.
Levar a criança a observar as nervuras e a variedade delas nas diversas folhas, preparando-as para um mostruário ou álbum. Para isso, basta colocar a folha esticada sobre o jornal dobrado e um peso em cima, que pode ser tábua, livro. Depois de seca, é só colar em folha de papel e formar o mostruário ou álbum.
Poderão também cultivar plantas para ornamentar a sala de aula. As mudas podem ser trazidas de casa.
Examinar as terras, de barrancos e dos solos que se encontram debaixo de árvores. Quais as conclusões tiradas? Essas duas séries poderão preparar um canteiro para o início de uma horta na escola.

Algumas atividades que serão realizadas com os grupos de alunos:


E.I.:
• Sensibilização e mobilização permanente em relação ao meio ambiente e a necessidade de participação de todos e todas na construção da sustentabilidade em suas várias dimensões.Os alunos são incentivados, através de cartazes, a manter a sala limpa, colocar o lixo na lixeira, cuidar dos materiais escolares e cultivar hábitos de higiene com o corpo;
• oficina de desenho – Os alunos irão desenhar elementos do meio ambiente: Flores e árvores;
• rodas de Leituras – Com temas sobr ecologia, meio ambiente e sustentabilidade:
• músicas - Utilizarão músicas sobre bom comportamento e educação ambiental;
• pesquisa sobre as diversas paisagens;

1º ano:
• Produção de mudas - As crianças irão produzir mudas e as plantaram em algum ponto da escola. A professora contará história de João e o pé de feijão;

2º ano:
• verificar, com as crianças, se os vasos e latinhas estão devidamente regados;
• verificar se há ainda sementes para serem plantadas e fizer isso com o grupo;
• discutir com o grupo a respeito do melhor lugar para os vasinhos;
• recordar as observações sobre as várias sementes colhidas;
• cada aluno poderá plantar e cuidar de um vaso.

3º ano:
• ajudar a organização do álbum com as folhas;
• providenciar papel ou jornal, para esse trabalho;
• discutir com o grupo a melhor maneira de colar as folhas;
• trocar idéias sobre a ordem de coloca¬ção dessas páginas com as folhas.

4º ano:
• ajudar na organização de um mostruário com vários tipos de solo, em vidrinhos,
latinhas ou caixinhas e rotulá-los;
• trocar idéias sobre rótulos, com indicações de onde foi colhida a amostra;
• desenhar trechos de paisagem da excursão e escrever sobre a paisagem;
• organizar uma exposição com esses desenhos.

5º ano:
• ajudar na organização de um mostruário com os tipos de plantas encontradas nos vários tipos de solo. Os alunos poderão desenhar as plantas. 

E atividade rica porque exige observação, habilidade para copiar do natural, fidelidade no emprego das cores das plantas. 



COLETA SELETIVA NA ESCOLA
E necessária a transformação de papéis velhos em novos, latas velhas em novas, plásticos rasgados em plásticos novos, isso é reciclagem, transformar coisas velhas em novas.
E para haver esta transformação do lixo existe várias fábricas de reciclagem. O aproveitamento do Lixo torna as cidades limpas e maravilhosas.
Até sobras de alimentos são transformadas em adubo.
A reciclagem é uma coisa muito importante para todos nós e o Meio Ambiente.
Discutir com seus colegas sobre como poderão implantar a coleta eletiva na sua escola e em sua cidade.


EXPLICAR O QUE É COLETA SELETIVA
Azul:   papel, cartolina, papelão, sacos de papel, caixas de papelão, rótulos, etc. Amarelo: latas de um modo geral, tampinhas de garrafa.
Verde: vidros, garrafas, litros (cacos ou inteiros), etc.
Vermelho: embalagens plásticas, sacos plásticos, tampas e canudinhos, potes de margarina, etc.
•Fazer um debate em sala sobre a importância da coleta seletiva do lixo.

O que fazer com as sobras?
•As sobras da merenda escolar, folhas velhas de hortaliças, restos de comidas, etc., deverão ser reaproveitadas na horta, após fermentação natural, que se consegue pelo sistema de compostagem. E de extrema importância o uso deste adubo na horta escolar.
Pote de CD ou DVD vazia utilizamos para colocar barbante, lã ou fitilhos.

•Fazer o reaproveitamento com papéis reciclados em aulas que utilizem trabalhos artísticos.
 Lacre de Latinha de Alumínio para pendurar quadros ou outros objetos na parede.
Discussão:
a) Qual o órgão que cuida do lixo na nossa cidade? Pesquisar sobre ele.
b) De que maneira podemos contribuir na separação do lixo da escola?
c) Qual o trabalho que é desenvolvido sobre o lixo, na nossa cidade? Caso não tenha nenhum, elabore um projeto para implantá-lo.



RECICLAGEM DE PAPEL
•Falar aos alunos a respeito da possibilidade de se reciclar o papel.
•Discussão - Comentar com seus alunos que, caixas de papelão, jornais, etc. são obtidos pela reciclagem do papel; assim, eles terão a idéia de quanto à reciclagem contribui para poupar a derrubada de árvores em nosso país. Dessa maneira, podemos evitar a derrubada desnecessária de muitas árvores.

•Construir um mural educativo, mostrando a composição do lixo e sugestões para diminuir a quantidade de lixo na escola.
Flores que estamos fazendo com Rolo do Papel Higiênico

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades. 

CULMINÂNCIA

Será realizada com apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, como cartazes, maquetes, e apresentações de dança, e outros, no dia 19 de junho de 2012 com início 9 da manhã no Pátio da Unidade Escolar e Quadra.


INÍCIO DE ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS QUE SERÃO APRESENTADOS NA CULMINÂNCIA:




















Flores de Rolinho de Papel Higiênico 
sendo confeccionadas pelos alunos no Centro de Estudos com a Professora Regente da Sala de Leitura,  




































































Garrafas Pets 
sendo utilizada pelos alunos no Centro de Estudos com a Professora Regente da Sala de Leitura, M Helena Lima da Silva, para a realização de vários objetos feitos com a reciclagem.





















"Culminância Projeto Sustentabilidade 

 

(19/06/2012)"




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