Helena de Troia é o pseudônimo da professora Maria Helena Lima da Silva, regente da Sala de Leitura da Escola Municipal Professor Jorge Gonçalves Farinha, da 10ª CRE, que nesta entrevista concedida ao Portal Rioeduca, fala sobre o “Livro Passeador” e outros projetos desenvolvidos naquela escola.
Rioeduca: Por que Helena de Troia?
Helena de Troia - Devido ao meu nome ser Helena, e ter sido solicitado há uns 20 anos atrás, um nick para acessar um chat na internet, e na rapidez do momento, veio à junção do meu nome ao personagem mitológico, assunto que adoro. A partir daquele momento, tudo que fazia na internet eu assinava como “Helena deTroia”, “by troia”, xhelenadetroiax...
Rioeduca: O que a Sala de Leitura representa para a escola e para você?
Helena de Troia: É um espaço destinado a promover continuidade do conhecimento e do aprendizado, auxiliando o desenvolvimento daqueles que são ou foram alunos da Escola, seus responsáveis e funcionários. Para mim é um mundo mágico como o de Alice no País das Maravilhas. Sinto-me exatamente assim, quando chego à Sala de Leitura. Cada livro, cada cor, cada página, são momentos de encantamento, e como disse Confúcio: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”.
Rioeduca: Você poderia citar algumas atividades que são desenvolvidas na Sala de Leitura da Escola Municipal Professor Jorge Farinha?
Helena de Troia : São muitas as atividades que nós realizamos. As mais importantes são: empréstimos de livros; apresentação dos livros através do Data show; dramatização de obras infantis, elaboração de livros pelas próprias crianças e posterior dramatização da história inventada; promoção da Hora do Conto de Fadas, (momento em que as crianças têm a oportunidade de apresentar os contos que conhecem através de mímica, dramatização e cartazes publicitários); organização de um mural na sala de aula (no qual o professor fixa informações sobre determinadas obras infantis, estimulando os alunos a lerem as mesmas); relato parcial de uma história para aguçar a curiosidade dos pequenos leitores sobre seu conteúdo; organização de jograis para a rescitação de poemas lidos; realização de uma atividade mista de leitura, dramatização e registro simbólico e/ou gráfico da história lida; criação de fantoches para representar o conteúdo da história lida; incentivo à criação de clubes de leitura; escolha e fixação nos cartazes da escola de frases significativas das obras lidas, organização de atividades de leitura fora da sala de aula; montagem da história lida apenas com gravuras que possam revelar as idéias mais importantes dessa obra.
Rioeduca: Você poderia descrever melhor o “Livro Passeador”? De quem foi a ideia?
Helena de Troia: Foi da coordenadora pedagógica Kelly. Ano passado, nós já realizamos o mesmo projeto do Livro Passeador, onde o tema foi as Regiões Brasileiras. A construção do livro é realizada por etapas e através de opiniões de todo corpo docente para chegar a uma conclusão final. Cada aluno, de cada turma, realiza uma tarefa, que engloba música de determina década, e a turma, num consenso, escolhe apenas um trabalho que ficará no livro passeador. A produção da capa, organização e montagem são realizadas pela professora regente da Sala de Leitura.
Rioeduca: Os alunos gostam de participar das atividades promovidas pela Sala de Leitura?
Helena de Troia: Adoram! Tudo que não se torna algo cansativo, e é diferente para a criança, acaba sendo novidade. É uma relação de troca de bem querência, eles me dão sorrisos e eu devolvo letrinhas alegres, às vezes muito surpreendentes. Não me veem como a professora da sala de aula como antes, mas como uma "amiga", que está promovendo recreação, a quem respeitam, e assim aprendem através do lúdico e do imaginário, tendo a alegria como o ponto de partida.
Rioeduca: De que forma a regente da Sala de Leitura apóia os professores com as suas turmas?
Helena de Troia: Neste ano, meu apoio tem sido mais que constante, pois tenho trabalhado com 17 turmas na minha escola, devido ao novo formato do Centro de Estudos. Em média, permaneço 45 minutos com cada turma, realizando as minhas tarefas. Quando os alunos estão atuando em outras tarefas dadas pela professora da turma, deixo que eles terminem primeiro, para depois começar as minhas. Sempre me informo em que ponto de aprendizagem a turma se encontra, a fim de realizar meu trabalho, e assim auxiliar o aluno, a professora e a mim mesma, num elo de aprendizado continuo.
Rioeduca: Qual a importância da participação da escola no Salão do Livro?
Helena de Troia: O Salão nos mostra a maravilha que é a leitura. Afinal de contas, boa parte de nosso conhecimento vem da leitura. As oficinas oferecidas no interior do evento oferecem inúmeras aplicações que podemos utilizar na nossa educação, sejam elas mostradas em vídeos ou livros. Todos nós sabemos a importância da leitura na vida do ser humano. Ela permite que o indivíduo viaje pela imaginação abrindo outros caminhos, e proporciona novas maneiras de ver o mundo. A cada livro que lemos, expandimos nossos horizontes. A construção de idéias, bem como da personalidade do ser humano passa pela leitura, pois é através dela que mudamos nossos paradigmas em relação à cultura, à religião, à política, enfim, uma boa leitura nos torna mais humanos.
Rioeduca: Vejo que além do seu trabalho como professora regente da Sala de Leitura, você também foi a responsável pela construção do Blog e é quem faz a sua atualização. Você gosta da Internet? Está sempre antenada?
Helena de Troia: Gosto muito. Há 20 anos a utilizo. Dentro do possível procuro estar antenada, e por dentro das últimas novidades virtuais. Adoro navegar em blogues variados e sites diversificados, mas muita coisa que sei, os cursos não ensinam nem a faculdade, só a experiência. O site da escola foi construído por mim, mas sempre recebo sugestões e comentários sobre as últimas postagens.
Rioeduca – Você também gosta de fotografar? Faz questão de registrar todas as atividades realizadas por iniciativa da sala de leitura?
Helena de Troia: - Fotografia é uma forma de expressão sem palavras. No inicio dos anos 80, fiz curso de manequim profissional na Socila, com Maria Augusta Nielsen, e umas das nossas regras básicas era saber se colocar em frente a uma câmera. Sendo assim, aprendi com isso a colocar os objetos à frente dela também. Na Educação, para evitar que os fatores negativos da mídia estejam sempre acima dos positivos, resolvi que deveria fazer alguma coisa nomeu pequeno espaço para mudar um pouco isto. Procurei dar mais valor à beleza do aprendizado, focando pedaços de alegria, cores, estalos de saber e, sempre que possível, registrei os momentos felizes que aconteceram nas atividades realizadas na sala de leitura.
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Um dos muitos caminhos que a informática educativa possibilita aos educadores para dinamizar as suas aulas,proporcionar novos caminhos de aprendizagem para seus alunos, além de informar está o blog, como uma ferramenta que tem o potencial de reinventar o trabalho pedagógico.esta é a nossa intenção acrescentar conhecimentos.
sexta-feira, 8 de junho de 2012
“Helena de Troia” concede entrevista ao Rioeduca
“Helena de Troia” concede entrevista ao Rioeduca
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